Curso online
Facilitando a
aprendizagem remota
DESCRIÇÃO:
O curso promove a capacitação de professores de aulas particulares, de escolas regulares e de idiomas em noções essenciais de desenho instrucional para o ensino remoto. Traz uma visão global de modelos teóricos e práticos do ensino digital, tais como a comunidade investigativa, a rede de aprendizagem a distância, formato síncrono e assíncrono de estudo, a avaliação formativa e somativa, aprendizagem adaptiva, e o desenvolvimento de competências socioemocionais. Explora ferramentas digitais propícias para a aprendizagem remota para possibilitar a produtividade, a motivação e a sensação de progresso por meio da resolução colaborativa de problemas e projetos.
CONTEÚDO:
-
A comunidade investigativa e o Desenho instrucional
-
Moodle, Edmodo, Google Classroom, Class Dojo, Wakelet, Canvas, Telegram, Padlet, WhatsApp, Redes sociais - Qual escolher?
-
Ensino síncrono e assíncrono
-
Soluções low tech e recursos para disabilities
-
Ensino baseado em problemas e projetos
-
Estudos de caso participação em discussões online - Twitter, Facebook, aplicativos de mensagens instantâneas
-
Modelo SAMR
-
Ferramentas Google e Pacote One Note
-
Maslow antes de Bloom
-
Mentimeter, Poll Everywhere, Survey Monkey - Plataformas de videoconferência
-
A taxonomia de Bloom - criando um ambiente de aprendizagem coletiva
-
Desenho instrucional revisitado
-
Criando fluxos de trabalho - Evernote e Trello
-
Avaliação remota
-
Autoavaliação e avaliação por pares - Flipgrid, Kahoot, Quizzizz e Socrativ
Sobre o professor
Stephan atua no segmento de ensino e tradução da língua inglesa há 23 anos, tendo exercido as funções de coordenar pedagógico e acadêmico, facilitador de tecnologia educacional e treinador de professores. Ministra disciplinas de metodologia, estudo gramatical e lexical, e otimização de recursos tecnológicos em cursos de pós-graduação em língua inglesa. É um apaixonado pelo potencial disruptivo as novas tecnologias para o processo de ensino e aprendizagem.